10 livros que todo empreendedor deveria ler

Buscar referência para todo trabalho que for realizar é a melhor forma de produzir um material rico e completo, você não acha? Conhecer diferentes pontos de vista a respeito de um determinado assunto aumenta o processo de reflexão, estimula a criatividade e ajuda a formar uma opinião que seja “fora da caixa” e saia do senso comum.

Quando falamos da importância de boas referências, não falamos somente daquelas encontradas em livros. É possível se inspirar, também, por meio da arte, da arquitetura, da música ou através de pessoas que consideramos influentes ou que foram bem sucedidas em áreas que nos interessam.

Na área de negócios e empreendedorismo, por exemplo, é comum encontrarmos histórias inspiradoras que viraram livros e servem de referência para várias outras pessoas. É claro que esses livros não oferecem a receita do sucesso de cada empresa ou empreendedor, pois cada história é única. A intenção desses materiais é gerar insights em quem os lê e influenciar a tomada de decisões e o planejamento de estratégias.

Mas, afinal, o que é empreender? O empreendedorismo está relacionado à criatividade, à inovação e aos riscos do negócio e, para ser empreendedor, é necessário coragem, trabalho duro e vontade de realizar. Para também responder a essa pergunta, a Endeavor reuniu uma série de definições sobre o que é empreendedorismo na visão de inúmeras personalidades, como Abílio Diniz eSalim Mattar.

Na intenção de inspirar você, separamos uma lista com dez livros indicados para toda pessoa que tem vontade de empreender. Ressaltamos que eles não estão organizados em ordem de importância, pois acreditamos que todos são relevantes e recomendados para quem tem vontade de empreender! Esperamos que você encontre grandes histórias e aprenda técnicas para implantar no seu negócio. Vamos lá?

#1 Estratégia do Oceano Azul (Blue Ocean Strategy)

Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, professores da escola de negócios INSEAD, o livro mostra uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.

Onde encontrar com o melhor preço: Na Amazon ele sai por R$ 31,19 na versão física.

#2 Startup Enxuta (Lean Startup)

Escrito por Eric Ries, o livro aborda a administração de empresas como objeto de transformação de produtos e processos. Lean Startup é um manual para empreendedores, administradores e líderes empresariais a alcançarem bons resultados economizando recursos e tempo.

Onde encontrar com o melhor preço: A versão física está sendo vendida por R$ 20.30 na Amazon.

#3 Predictable Revenue

Escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, o livro, disponível somente na versão em inglês, descreve o método de vendas via Outbound. Muito além de um livro com dicas sobre negociação, Predictable Revenue é indicado para CEO’s e líderes da equipe de vendas das empresas que desejam aprimorar o processo comercial.

Onde encontrar com o melhor preço: Na Amazon, o livro está disponível por R$ 60,49.

#4 Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano (Marketing 3.0: from products to customers to the human spirit)

Neste livro, Philip Kotler, considerado o mestre do Marketing, desenvolve um modelo que trata os clientes não como meros consumidores, mas como seres complexos e que têm demandado cada vez mais estratégias segmentadas e comprometimento das empresas com os valores pessoais.

Onde encontrar com o melhor preço: Você pode comprar por R$ 26,39 no site daAmazon.

#5 O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas.  (The hard thing about hard things: building a business when there are no easy answers)

Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

Onde encontrar com o melhor preço: Na Livraria da Folha, você encontra ele por R$ 29,90.

#6 Zero a Um (Zero to One)

Peter Thiel, fundador do PayPal e investidor de diversas startups, como o Facebook, fala sobre a necessidade de inovar para que as empresas construam coisas novas. Segundo ele, o progresso vem do monopólio, não da competição e, se você está tentando criar um novo sistema operacional, como o do Bill Gates, ou um novo sistema de busca, como Larry Page e Sergey Brin, você está indo pelo caminho errado.

Onde encontrar com o melhor preço: Disponível por R$ 17,30 na Fnac.

#7 Startup: manual do empreendedor

Escrito por Steve Blank e Bob Dorf, o livro é um guia para quem quer empreender no mundo das startups. Neste livro, os autores descrevem a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente) e falam que é necessário deixar o escritório e ir às ruas para trabalhar com o foco no cliente, pois, afinal de contas, ele é o principal público da empresa.

Onde encontrar com o melhor preço: Na Saraiva ele sai por R$ 65,80.

#8 Inovação em Modelo de Negócios (Business Model Generation)

Produzido por mais de 400 pessoas, o livro explica os modelos de negócios baseados nos pensamentos de grandes líderes do mercado, com a intenção de ajudar o leitor a reinterpretá-los para encaixar no contexto que ele vive. O design e a forma como as informações são distribuídas são responsáveis pela experiência incrível de leitura.

Onde encontrar com o melhor preço: Na Amazon e no Extra ele está disponível por R$ 55,90.

#9 O Empreendedor Viável – Uma mentoria para empresas na era da cultura startup

Escrito pelo jornalista Carlos Matos e pelo publicitário André Telles, o livro tenta desvendar o segredo do sucesso e o motivo do fracasso de algumas empresas. Os autores mostram o conjunto de variáveis capazes de definir o sucesso de uma startup. Desde a escolha da equipe até a confiança na apresentação para investidores, passando por momentos de ajuste onde a escolha de mentores, a pivotagem e as mudanças estruturais vão garantir a saúde de sua empresa.

Onde encontrar com o melhor preço: No Eba Livros você pode comprá-lo por R$ 18,68.

#10 Grow to Greatness

Começar um negócio é sempre difícil. Mas, ainda mais difícil é fazer ele crescer e desenvolver. Em Grow to Greatness, Edward D. Hess ressalta os principais desafios encontrados e algumas perguntas que todo empreendedor deve responder para fazer com que a empresa cresça.

Onde encontrar com o melhor preço: Este livro está disponível somente na versão em inglês e é possível comprá-lo por R$ 127,15, no site da Amazon.

#11 (Bônus) A menina do Vale: Como o empreendedorismo pode mudar a sua vida

Bel Pesce conta, com uma linguagem clara e simples, o que tem aprendido com a sua jornada empreendedora no Vale do Silício, além de apresentar diversos casos de sucesso. Para ela, “ser empreendedor é colocar a mão na massa” e o foco está sempre voltado em aprender cada vez mais sobre como se constrói uma empresa.

Onde encontrar: Esse livro está disponível para download gratuito! É só clicar aqui.

Guest post do Sambatech

Anúncios

4 comentários sobre “10 livros que todo empreendedor deveria ler

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s