Dia da Mulher: conheça a história da executiva brasileira e mãe de três filhos que hoje lidera multinacional em Houston 

Luciana Paiva, que já viveu com padre ortodoxo em Monastério em Nova York, assume a operação da multinacional dinamarquesa Targit no Texas

A brasileira Luciana Paiva, Diretora de Negócios para a América Latina da multinacional dinamarquesa Targit, recentemente assumiu também as operações da empresa no Texas, Estado norte americano com 2º maior produto interno bruto do país.

Muito jovem, a Diretora de Negócios da Targit já era mãe de três filhos aos 21 anos de idade e conta que conheceu o seu primeiro marido quando era estagiária da Autolatina – joint venture entre a Ford e a Volkswagen. Na época, com 17 anos, Luciana ficou sabendo que o futuro marido tinha a intenção de seguir a vida religiosa ao invés da carreira de Gerente de Recursos Humanos no Brasil e, ao apoiar a decisão dele, casou-se muito jovem e foi morar nos EUA.

Aos 20 anos, casada e com dois filhos pequenos, a executiva foi com o padre ortodoxo expatriado para um monastério russo em Nova York, onde morou por oito anos em outra realidade, mas sem deixar de procurar novas oportunidades de trabalho. Foi nos Estados Unidos que a executiva teve seu terceiro filho e pôde acompanhar o advento da Internet, entre outras novidades que o Brasil ainda não tinha acesso.

“Fui surpreendida com o Windows, o mouse e a Internet, sendo que uma das experiências mais interessantes que vivi naquela época foi o envio de cartas para os meus familiares no Brasil porque em Nova York eu já me comunicava por e-mail. Era um mundo diferente e novo para mim”, conta.

Para acompanhar o que estava acontecendo e em busca de trabalho, Luciana se graduou em Business Technologies pela New York University e começou a trabalhar no MCI Worldcom, corporação americana, gigante de telecomunicação na época.  “O grande diferencial, que me abriu portas na MCI, é que eles precisavam de alguém que falasse espanhol e português para gerir uma equipe multicultural”, conta a executiva.

Com a carreira deslanchando, a executiva alternava o horário de trabalho com o marido e contava com o apoio de uma babá russa para cuidar dos filhos. “Era corrido, mas nos Estados Unidos tínhamos horários flexíveis para conseguir conciliar o trabalho e a família”.

Foram oito anos morando fora, com passagem pelo maior banco de crédito americano da época, o First USA Bank. Em 2000 e de volta ao Brasil, após a separação matrimonial se reencontra com o primeiro namorado e hoje marido, que tinha conhecido antes de ter tido um relacionamento com o padre ortodoxo.

“Meu ex-marido e eu somos parceiros para a vida toda por conta de nossos filhos. Mas, o mais surpreendente de tudo isso é reencontrar alguém tão especial depois de tantos anos”, afirma Luciana.

Com a vida amorosa e a carreira profissional em sintonia, a executiva decidiu fazer um MBA e migrar para a área de tecnologia. “É um mercado dominado por homens, mas resolvi me arriscar devido à experiência que adquiri morando fora”, diz.

Em 2009 migrou para a empresa PA Latinoamericana e foi a responsável pela vinda da multinacional dinamarquesa Targit no Brasil, em meados de 2010. Com o seu know-how e sensibilidade para o mercado, Luciana se tornou a responsável pelos negócios para a América Latina e agora, em 2015, adiciona as operações do Texas a sua área de responsabilidade.

O CEO mundial da Targit, Morten Sandlykke, está confiante com a parceria. “Luciana demonstrou uma enorme determinação e paixão ao estabelecer nosso negócio no mercado brasileiro. A executiva sabe agregar valor ao cliente e, por isso, estamos ansiosos para vê-la gerir nossa nova operação no Texas, tenho certeza absoluta que ela terá grande sucesso no novo desafio”, finaliza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s